terça-feira, 16 de setembro de 2008

SAÚDE JUVENIL

A Puberdade


O que é a puberdade?

A Puberdade caracteriza-se por um conjunto de alterações físicas e psicológicas que acontecem na vida dos rapazes e das raparigas e que marcam o início de uma nova fase no seu desenvolvimento – A passagem da idade infantil para a Adolescência.

É uma fase em que surgem muitas crises sentimentais, em que ora se sente necessidade de ser criança, ora emerge um estado de sentimento mais adulto, ora se está num estado intermédio entre ambos e estas contradições trazem algumas confusões existenciais.

Estas crises trazem igualmente sentimentos diferentes em relação aos outros e em relação a si mesmo. Por vezes gosta-se muito do próprio corpo e outros momentos há em que não se reconhece a própria imagem, devido ao conjunto de alterações que daí advém. È assim uma etapa de alguma vulnerabilidade…

Como e quando surge a Puberdade?

Logo durante a fase embrionária há diferenças que marcam a sexualidade durante diferentes fases. Estas diferenças fazem com que haja diferenças físicas nos órgãos genitais masculinos e femininos. No entanto, durante a fase da infância, o corpo dos rapazes e das raparigas não tem grandes diferenças – com excepção dos órgãos genitais. Durante o desenvolvimento, os órgãos genitais vão assumindo maiores diferenças e desenvolvendo-se de forma a permitir a reprodução.

Os órgãos reprodutores masculinos (especificamente os testículos) e os femininos (especificamente os ovários) vão ter uma influência hormonal no desenvolvimento e maturação masculina e feminina, em conjunto com uma glândula, existente no cérebro e designada por hipófise que vai desencadear a produção das hormonas masculinas (testosterona) e femininas (estrogéneos e progesterona) que vão circular pelo sangue e fomentar a maturação corporal e psicológica.

Estas alterações, contudo não surgem na mesma altura em todos os rapazes e raparigas. Existe uma idade média para o seu surgimento, mas podem haver excepções que são absolutamente normais. A idade média do início da Puberdade é entre os 8 e os 12 anos sendo que termina com o aparecimento dos caracteres sexuais secundários e com a aquisição plena da capacidade reprodutiva. Falaremos destes caracteres mais à frente.

Nas raparigas a puberdade começa com a menarca (aparecimento da primeira menstruação) e nos rapazes com a primeira ejaculação e os primeiros sonhos molhados, que se caracterizam por ejaculações nocturnas, involuntárias e muitas vezes associadas a sonhos mais ou menos eróticos.

Lembramos que cada pessoa é diferente da outra e tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento. Não se deve achar que se vão adquirir as mesmas características de outra pessoa só porque ela já as tem – lembram-se dos sentimentos contraditórios que falámos no início deste artigo? Muitas vezes estão associados a este aspecto.

Que mudanças surgem nas raparigas?

Aumenta a altura e o peso (é o chamado Salto), as ancas alargam e tornam-se mais redondas, os seios desenvolvem-se e começam a crescer os pêlos púbicose nas axilas, a pele fica mais oleosa (podem surgir muitas borbulhas por esta razão)e as glândulas sudoríparas tornam-se activas (sua-se mesmo sem grande esforço). Passam a necessitar de usar pensos higiénicos ou tampões mensalmente, com o surgir das menstruações regulares. A Higiene é muito importante durante esta fase, não só para prevenir complicações como a acne, mas também para haver uma melhor valorização e bem-estar com o próprio corpo. Os mitos de que não se pode tomar banho durante a fase menstrual são absolutamente errados, pelo contrário, é uma fase em que o banho vai trazer maior conforto e bem-estar à mulher.

Que mudanças surgem nos rapazes?

O Salto é maior que o das raparigas, tornando-se habitualmente mais altos, mais fortes e com mais massa muscular. Os ombros e o peito alargam e os músculos começam a desenvolver-se (isto é mais reforçado se houver prática regular de exercício físico – a natação é por exemplo uma boa opção). O pénis e os testículos crescem começando a produzir esperma e surgem os pêlos púbicos. Surgem também os pêlos axilares, podendo surgir também pêlos no peito, braços e pernas. As cordas vocais vão engrossando, tornando a voz mais grossa, sendo que na fase inicial poderão soltar-se alguns sons mais agudos involuntariamente ( a chamada voz de cana rachada – que vai diminuindo com a estabilização do tamanho das cordas vocais). Tal como nas raparigas as glândulas sudoríparas começam a funcionar com maior intensidade – nesta fase não chega estar sempre a pôr desodorizante – a higiene diária é muito importante e, se necessário, mais do que uma vez por dia.

O que acontece em ambos?

Desperta-se para a sexualidade e há toda uma maturação psicológica que acompanha a física. Vai-se tomando conta da sua própria sexualidade e da sua influência nas relações com os outros. Há quem afirme que as raparigas crescem psicologicamente mais depressa que os rapazes, mas isto também é relativo – lembramos que cada um tem o seu próprio ritmo, independentemente do sexo.

Haverão momentos em que o rápido crescimento vai assustar um pouco – é a tal oscilação entre o sentimento de criança e a vontade de se ser adulto.

Vai haver uma necessidade de descoberta do próprio corpo, podendo surgir em ambos comportamentos como a masturbação – que ao contrário de antigos mitos não tem qualquer prejuízo para o corpo ou para a mente, pelo contrário, o convívio saudável com o próprio corpo e com a própria sexualidade é muito importante para o desenvolvimento pessoal.

Poderá haver necessidade de conviver mais com elementos do mesmo sexo – os comuns grupos de amigos, pela identificação sexual e partilha de dúvidas e sentimentos, sendo que esta identificação com o próprio sexo não significa que se tenha uma orientação homossexual – poderão surgir muitas dúvidas quanto à orientação sexual, que se vai definindo ao longo de todo o desenvolvimento. Seja qual for a orientação sexual que se tenha é importante definir que nenhuma orientação é melhor que outra. Apesar da orientação heterossexual ser a mais prevalente, as outras orientações existem e devem ser respeitadas e o mais importante é cada um conviver bem consigo e com a sua sexualidade, especialmente de forma saudável.

Voltamos a repetir, em relação aos rapazes e às raparigas, da importância da higiene corporal. É fundamental para não exacerbar as borbulhas que naturalmente aparecem, para prevenir infecções e melhorar a auto-estima e bem-estar com o próprio corpo.

As dúvidas vão sendo muitas e podem obter-se respostas em várias fontes – os amigos, a família, os professores e os profissionais de saúde. Não se deve ter receio de perguntar, pois a Puberdade é uma fase pela qual todos passamos e a partilha de experiências enriquece muito o nosso desenvolvimento pessoal.

Sem comentários: