terça-feira, 16 de setembro de 2008

SAÚDE ADULTO

Vacinação - Também é coisa de Adultos...

imagem: boletim individual de saúde português - vulgo boletim de vacinas


A vacinação é a arma mais poderosa que existe em relação a um grande número de doenças que anteriormente à existência da possibilidade de imunização eram altamente fatais e incapacitantes.

Se analisarem o gráfico que mostramos em baixo como exemplo (referente ao distrito do Porto e baseado em dados do centro regional de saúde pública do norte), notarão a diminuição que se verifica em relação à incidência de doenças de declaração obrigatória cuja imunização é contemplada no Programa Nacional de Vacinação Português.

Durante a infância, dada a periodicidade próxima das diferentes doses vacinais, a vacinação não é esquecida. No entanto, ao entrar na idade adulta, muitas pessoas pensam que ser vacinado é só uma situação associada às crianças.

Isto, no entanto, não é verdade.

O Tétano, por exemplo, é uma doença cuja imunidade só se adquire individualmente, tendo as doses vacinais e os reforços sempre actualizados, cuja necessidade de o fazer é durante toda a vida.

Esta doença é provocada por uma toxina de uma bacteria designada por Clostridium tetani, que se encontra principalmente em solos conspurcados por fezes e pode ser contraída principalmente em situações de risco como alterações da integridade cutânea contaminadas por contacto com estes ambientes (por ex. feridas, queimaduras, etc.).

A doença caracteriza-se por espasmos dolorosos, que inicialmente afectam o pescoço e músculos da mastigação (trismo e riso sardónico), afectando progressivamente todos os músculos até tornar rígidos os músculos da respiração, provocando a necessidade de ventilação artificial ou a morte.

Evitar é fácil:

Basta manter actualizados os reforços vacinais contra esta doença.

O que é aconselhado pela Direcção-Geral de Saúde:

Aos adultos com o esquema vacinal contra o tétano incompleto:

• Devem completá-lo, de acordo com o número de dose das vacinas contra o tétano (Td) administradas anteriormente (todas as doses feitas anteriormente desde a infância são válidas).

Aos adultos que nunca foram vacinados contra o tétano, ou que se desconhece o seu estado vacinal anterior:

• Devem administrar-se 3 doses de Td, sendo a segunda 4 a 6 semanas após a primeira e a terceira 6 a 12 meses após a segunda:

• A partir desta série vacinal, os adultos continuam o esquema vacinal recomendado para os reforços, com Td, durante toda a vida de 10 em 10 anos.

Outra forma de prevenir complicações é recorrer sempre ao vosso enfermeiro assistente ou enfermeiro de família, sempre que tenham uma ferida, seja qual for a sua natureza. Tentar tratar uma ferida sem ajuda especializada, pode não só implicar alterações menos favoráveis na sua cicatrização, como também aumentar a possibilidade de infectar ou ser contaminada, não só com a bactéria tetânica, mas também com outras estirpes igualmente perigosas.

A mulher antes de engravidar deve avaliar, preferencialmente nas consultas de planeamento familiar, se tem a vacinação actualizada.

Estando grávida, é avaliada a posologia da administração da vacina pelo enfermeiro assistente, de acordo com o Nº de doses que a mulher recebeu anteriormente:

- Se não sabe, ou tem apenas uma ou 2 doses, deve fazer mais duas doses desta vacina;

- Se já tomou 3 doses, deve fazer mais um reforço;

- Se tem 4 ou mais doses, se a última dose tiver sido efectuada há 10 anos ou mais, deve fazer um reforço. Se a última dose foi administrada há menos de 10 anos, não é necessário fazer mais reforços até perfazer os 10 anos da dose anterior.

A mulher, dados os riscos que a doença comporta para o bebé, deve também assegurar que tem em dia a vacina contra a Rubéola. Esta deve ser efectuada, tendo em conta que não pode engravidar nos 3 meses após a sua administração, por ser uma vacina viva, pelo que, a sua administração deve ser avaliada, por exemplo, na consulta de planeamento familiar. Esta vacina também é aconselhável para os homens.

Para as pessoas que tenham profissões de risco (profissionais de saúde, funcionários de lares e centros de dia, …) podem fazer a vacina contra a hepatite. É conveniente que solicitem informação sobre esta necessidade ao vosso médico de família para que antes de ser administrada a vacina, se façam análises para avaliar se já existe ou não algum grau de imunização por contactos, que já suprimam a necessidade de vacinar. Para os grupos de risco esta vacina é gratuita, as restantes pessoas que a queiram podem tomar esta vacina, mas terão de a adquirir numa farmácia.

Depois destas informações, há que pensar que afinal a vacinação é uma necessidade que temos durante toda a vida.

Agora, com informação, só depende de si.


Doenças Cardiovasculares - Como Prevenir...

O Coração é o órgão nobre que alimenta a vida, e depende do que a Vida o alimenta.
Este velho provérbio chinês ainda está muito actualizado. É verdade que o Pleno funcionamento do nosso corpo depende do funcionamento adequado do nosso coração. É ele que bombeia o sangue que alimentará o nosso corpo com os nutrientes e oxigénio necessários ao seu funcionamento e que também transporta o sangue já “utilizado” para outros órgãos nobres como o Fígado, Os Rins e os Pulmões para que este possa ser filtrado e novamente “abastecido” de oxigénio para ser levado novamente ao nosso corpo.

Não podemos por isso dizer que só o coração é importante, uma vez que a saúde corporal depende da relação entre todos os órgãos e do seu bom funcionamento. Mas é verdade que quando o coração pára, todos os órgãos mais cedo ou mais tarde deixarão de funcionar, porque não há transporte de sangue até eles. Assim devemos ter o maior cuidado com o sistema cardiovascular ( coração e todos os vasos sanguíneos ) do nosso corpo.

Estes Cuidados deverão assentar:

1. Numa alimentação cuidada, pobre em gorduras. As gorduras, nomeadamente o excesso de Colesterol mau no sangue promovem a acumulação de placas nas veias e artérias ( Placas de ateroma ) , provocando o seu entupimento e levando a situações de Hipertensão Arterial, Tromboses, Embolias, Enfartes Agudos do Miocárdio, etc. A alimentação deve ser ainda rica em líquidos, fruta e com consumo moderado de sal ( que influência o aumento da tensão arterial, assim como o consumo excessivo de cafeína ), e adequada a cada idade. Veja o artigo “ Alimentação Saudável”.

2. Exercício físico feito regularmente. Uma simples caminhada diária durante 1 hora em local plano e bem arejado pode ser uma mais valia na prevenção de doenças cardiovasculares. Pode ainda optar por exercícios como a Natação, Cardio-Fitness, Dança, etc. Informe-se na sua consulta de equipa dos exercícios a si adequados.

3. Controle de hábitos Nocivos. O consumo de tabaco é por todos conhecido como uma grande causa das doenças cardiovasculares. Os seus componentes tóxicos, além de alterarem o funcionamento de todos os sistemas do nosso corpo, promovem também a obstrução das veias e artérias. Também o consumo de álcool em excesso é prejudicial, não só afecta por exemplo o fígado, impedindo a filtragem adequada do nosso sangue, como aumenta o risco de vários problemas como os cardiovasculares. Outras drogas também aumentam, entre todos os problemas a si inerentes, o risco do doenças do coração e vasculares.

4. Controle da Ansiedade. Hoje em dia vivemos sob um stress constante. No entanto, devemos encontrar estratégias de relaxamento adequadas à nossa vida. Desde ler um livro a estar com amigos, o próprio exercício físico, passeios à beira-mar ou no campo, pintura, ouvir música ou ter um sono adequado, são todos meios a que todos podemos recorrer de forma a que a ansiedade controle as nossas vidas e estes mecanismos de autocontrole da ansiedade são muito importantes na prevenção das doenças cardiovasculares.

5. O controle de doenças crónicas. Se já é portador de uma doença crónica como a Diabetes ou a Hipertensão Arterial, ou já teve episódios anteriores de problemas cardiovasculares, deve controlar os seus valores de forma a manter-se saudável. Siga os Conselhos da sua Equipa de Saúde e frequente as Consultas de Enfermagem existentes no seu centro de saúde de forma a ser regularmente controlado e aconselhado de forma personalizada.

6. Consultas Regulares. Você e a sua família devem recorrer, pelo menos 1 vez por ano ao centro de saúde de forma a ser vigiado e controlado ( por exemplo com análises ) pelo seu Médico de Família e ser Avaliado e Orientado em toda a sua Dimensão Familiar e psicosociocultural, pelo seu Enfermeiro de família, de forma a ter comportamentos de vida saudáveis.

Se conseguir ter os cuidados acima referidos, as doenças cardiovasculares decerto não vão querer nada consigo.

A nossa Saúde depende muito de Nós.


Deixar de Fumar - Os Benefícios

VEJA O QUE PODE GANHAR; SE DEIXAR DE FUMAR:

Ao parar de fumar, pode-lhe acontecer sentir a boca seca e/ou tossir frequentemente: são os primeiros sinais do processo de desintoxicação.

APÓS 20 MINUTOS - A Pressão Arterial e o Ritmo Cardíaco voltam ao normal.

APÓS 8 HORAS - Os níveis de nicotina e monóxido de carbono no sangue descem 50%. O oxigénio sobe para valores normais e a probabilidade de um ataque cardíaco diminui.

APÓS 24 HORAS - A nicotina e o monóxido de carbono descem abaixo dos 10 %. Os brônquios e os pulmões começam a expelir muco e substâncias nocivas.

APÓS 48 HORAS - Eliminada a nicotina e o monóxido de carbono, o paladar melhora sensivelmente. A tensão arterial normaliza-se.

APÓS 72 HORAS - A respiração torna-se mais solta e dá-se um progressivo relaxamento dos brônquios: sensação geral de bem-estar. A pele muda de cor, tornando-se mais luminosa e elástica.

APÓS 2-12 SEMANAS - A circulação melhora em todo o corpo e caminhar exige menor esforço.

APÓS 6-9 MESES - Significativo aumento do bem-estar geral, mais lucidez e energia.

APÓS 1 ANO - Se fumava 1 maço de cigarros por dia, já poupou cerca de 820 Euros ( e agora com os aumentos imagine! ). Compre um presente para si. Bem o merece.

( Não fumo mais - antismoking center; 2003 - www.naofumomais.pt/)

Sem comentários: