terça-feira, 16 de setembro de 2008

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


Legenda: gorduras e óleos ( usar com moderação ); proteínas ( 2-3 porções ); Lacticíneos ( 2-3 porções ); frutas ( 2 a 4 porções ); Verduras e legumes ( 3 a 5 porções ); Pães, Cereais, Arroz e Massas ( 6 a 11 porções ); água ( pelo menos 1,5 litros por dia ).

É muito subjectivo falarmos em alimentação saudável, pois cada um de nós tem necessidades especificas, no que respeita aos variados componentes dos alimentos. Um Nutricionista pode, na sua consulta, estabelecer a alimentação mais adequada a cada indivíduo mediante a sua constituição física e necessidades nutricionais encontradas.

O indicador que mais rapidamente nos dá informação em relação à forma como nos devemos alimentar é o Índice de Massa Corporal ( IMC ), que estabelece a relação entre o peso e a altura de cada indivíduo com a seguinte fórmula matemática: IMC = peso / (altura)2 . Através deste Índice estabelece-se se o indivíduo tem um baixo peso, se tem um peso normal, se tem um peso acima da média ou se é obeso, conforme descrito no esquema em baixo ( recomendações da Organização Mundial de Saúde ):

Abaixo do peso:
Homens - IMC menor que 20.7
Mulheres - IMC menor que 19.1

Peso Normal:
Homens - IMC = 20.7 a 26.4
Mulheres - IMC = 19.1 a 25.8

Acima do peso ideal:
Homens - IMC = 26.4 a 31.1
Mulheres - IMC = 25.8 a 32.3

Obeso/a:
Homens - IMC acima de 31.1
Mulheres - IMC acima de 32.3

A partir daqui, pode prever-se a alimentação a definir para cada pessoa, individualmente. Existem muitos outros indicadores, de cálculo e analíticos que permitem saber as necessidades nutricionais de cada um. Pode saber mais sobre a sua condição física, se procurar o seu enfermeiro de família, o seu médico de família ou um nutricionista.

Apesar destas especificidades, uma alimentação equilibrada pode ser conseguida por todos. O segredo de uma alimentação equilibrada é fazer uma alimentação variada.

Todos os nutrientes são importantes para o nosso organismo:

As Proteínas – são como que os “tijolos” que constroem o nosso corpo;

Os Hidratos de Carbono ( açucares ) – Proporcionam energia para o bom funcionamento do nosso organismo;

Os Lípidos ( gorduras ) – fornecem energia ao nosso corpo e permitem por exemplo regular a sua temperatura.

As Vitaminas e os Sais Minerais- são compostos orgânicos da mais alta importância, necessárias ao crescimento, à reparação dos tecidos, ao funcionamento orgânico.

Estes compostos podem ser encontrados nos mais variados tipos de alimentos. Tanto a roda dos alimentos,como a pirâmide dos alimentos ( pode encontrar informações sobre ambas) indicam a quantidade de alimentos a ingerir com maior ou menor quantidade, de forma a fazer uma alimentação saudável.

Em resumo, a nossa alimentação deve ser o mais variada possível, devendo ser menos rica em gorduras e mais rica em alimentos com vitaminas, sais minerais e hidratos de carbono, como os legumes,a fruta e os cereais. As proteínas podem conseguir-se na carne, peixe, ovos e leite, que é também uma rica fonte de cálcio, com os seus derivados, imprescindível na construção e manutenção dos nossos ossos e dentes.

Outro elemento muito importante na nossa alimentação é a água. Sabia que mais de 60% do nosso corpo é feito de água? Como tal, ela é importantíssima para o seu bom funcionamento a todos os níveis. Devemos consumir em média, pelo menos, 1,5 litros de água por dia. Além claro, daquela já contida na sopa, na fruta e em outros alimentos. É devido à importância da água, que a nova roda dos alimentos a inclui no centro de uma alimentação saudável.

Todos temos ao alcance uma boa e equilibrada alimentação. Não é preciso gastar muito para comer bem.

Só depende de nós.

Sem comentários: