terça-feira, 16 de setembro de 2008

DIABETES

A DIABETES


Comemora-se no dia 14 de Novembro o Dia Mundial da Diabetes. Como queremos que fique informado quer no sentido de prevenir a doença, quer na adaptação a esta caso já se verifique, deixamos neste artigo algumas informações sobre a Diabetes.

O que é a Diabetes?

A Diabetes é uma doença metabólica em que o corpo não produz uma hormona chamada Insulina, ou produzindo-a, não a consegue utilizar eficazmente.

É uma doença em franca expansão e caracteriza-se por níveis elevados de glicose ( açucar ) no sangue.

Segundo a Organização Mundial de Saúde mais de 175 milhões de pessoas em todo o mundo têm Diabetes.

A Doença é conhecida como diabetes mellitus, sendo que diabetes deriva da palavra grega Sifão, que descreve o quadro de sede excessiva e urinar frequente. Mellitus é a palavra latina que designa mel, devido ao excesso de açucar tanto no sangue como na urina.

Sintomas e Complicações:

Os sintomas da Diabetes incluem:
- Aumento do número de vezes que se urina;
- Grande aumento de sede e/ou fome;
- Perda de Peso;
- Fadiga;
- Visão turva;
- Feridas que demoram a cicatrizar;
- Infecções repetidas;

Aprender a controlar a sua doença com o seu Enfermeiro é a melhor arma para prevenir complicações como:
- Doenças Cardíacas;
- Hipertensão Arterial;
- Enfarte do Miocárdio;
- Acidentes Vasculares Cerebrais;
- Tromboses;
- Disfunção dos Rins e/ou Fígado;
- Cegueira;
- Infecções graves dos pés e pernas, que podem levar à amputação.

Há três tipos principais de Diabetes:

Diabetes Tipo 1- Também conhecida por diabetes insulinodependente, pois o corpo não produz insulina. Este tipo de diabetes é crónico e a pessoa para a controlar terá de tomar injecções de insulina com frequência diária ( ou várias vezes por dia, de acordo com o plano de tratamento definido pelo médico na consulta ); Este tipo de diabetes acontece frequentemente em pessoas com menos de 20 anos de idade, pelo que também poderá ouvir a designação de Diabetes Juvenil.A causa para esta doença é a destruição das células do pâncreas ( orgão onde se produz a insulina ), impossibilitando a produção da hormona referida.Assim, o tratamento deste tipo de Diabetes são as injecções de insulina, aliadas ao exercício físico e a uma alimentação cuidada.

Os sintomas da Diabetes tipo 1 são:
- Sede intensa;
- Urinar frequente;
- Presença de açucar na urina;
- Um cheiro a acetona emanado pelo corpo;
- Fadiga, fraqueza;
- Excessiva perda de peso num curto espaço de tempo, sem causa aparente.

Apesar das causas da Diabetes serem desconhecidas, há certos factores de risco que podem aumentar a possibilidade de desenvolver a diabetes tipo 1:
- Descendência étnica ou raça ( é mais comum em pessoas de raça caucasiana ( brancas ))
- A existência de um familiar ( por exemplo avós ) com Diabetes.

Diabetes tipo 2- É o tipo mais comum de diabetes e pode ter vários graus de severidade. É também conhecida por Diabetes do Adulto ou Diabetes Não Insulino Dependente ( DNID ).As pessoas que têm este tipo de Diabetes, produzem insulina, mas não a conseguem utilizar adequadamente pelo corpo.Muitas destas pessoas conseguem controlar a doença com exercício físico e alimentação cuidada, não necessitando de medicação. Nos indivíduos obesos, o controlo da Diabetes tipo 2 passa muitas vezes por uma dieta e controlo do peso.Com a progressão da doença, poderá ser necessário tomar anti-diabéticos orais ( comprimidos ) ou insulina.

Os factores de risco que aumentam a predisposição das pessoas para esta condição são:
- Idade ( acima dos 45 anos );
- Ter peso excessivo ou obesidade;
- Ter uma história familiar de diabetes;
- Descendência étnica ou raça ( Indígenas, Africanos, Hispanicos ou de descendência asiática );
- Parir um bebé de alto peso ( com mais de 4 Kg );

Os sintomas deste tipo de diabetes são idênticos aos da tipo 1, mas podem ainda verificar-se aumento de tempo de cicatrização de feridas, infecções urinárias recorrentes, tremuras nas mãos e pés.

Diabetes Gestacional- É outro tipo comum de diabetes, que surge temporariamente durante a gravidez.Exigências excessivas ao pâncreas durante a gravidez, provocam o desenvolvimento da diabetes na mulher. Geralmente desaparece depois do parto, mas a mulher fica com o risco de poder desenvolver novamente a doença. Também o bebé pode desenvolver diabetes.É maior o risco da mulher desenvolver uma Diabetes tipo 2, se tiver um bebé com mais de 4 Kg de peso, como já referido em cima.Neste caso, o tratamento envolve uma dieta cuidada, exercício físico e em alguns casos toma de insulina.

Prevenir e Controlar é possível:

Se tem algum antecedente que propicie o desenvolvimento da Diabetes, visite regularmente ( pelo menos uma vez por ano ) o seu médico de família, para fazer uma consulta médica de rotina. A detecção precoce de alterações pode fazer a diferença entre o controlo da doença e as complicações graves.

Consulte regularmente o seu Enfermeiro de Família para obter informações/orientações sobre estilos de vida saudáveis e estratégias de prevenção da doença. O seu Enfermeiro fará uma orientação adequada à sua família.Caso tenha desenvolvido a doença, frequente regularmente as Consultas de Enfermagem para Diabéticos, onde será orientado para controlar regularmente os seus níveis de açucar, será examinado e instruido a auto-examinar-se, para prevenir complicações como o pé diabético ( ferida no pé com risco de amputação ) e serão criadas para si e para a sua família estratégias de adaptação e controlo da sua doença, com regimes terapêuticos (medicamentosos, alimentares e de exercício) à sua medida e da sua família.

As avaliações pontuais de glicemia, sem um plano especializado e adequado à sua condição, bem como a ausência do registo destes valores no seu livro de Diabético, não permite avaliar o controlo da sua doença. Deve, por isso, procurar controlar a sua doença, junto da sua equipa de saúde - Médico e Enfermeiro de Família.

Sem comentários: