terça-feira, 16 de setembro de 2008

CANCRO DO TESTICULO - Conhecer, Agir, Prevenir...


O cancro do testículo é o tipo de cancro mais comum nos jovens dos 15 aos 34 anos de idade. Tem uma elevada taxa de cura se detectado precocemente e tratado de imediato. Uma excelente forma de prevenir complicações associadas ao cancro dos testículos é a auto-observação dos testículos, que permite a detecção de alterações e a procura imediata de ajuda especializada, o que se traduz em elevadas taxas de sucesso no tratamento.

Estão descritos como mais propensos a desenvolver este tipo de cancro:
- Homens de raça caucasiana;
- Com história familiar de cancro do testículo (ex. pai ou irmão com este problema);
- História de testículo que não desceu à bolsa escrotal;
- Com síndrome de Klinefelter (alteração genética)

O grande aliado deste tipo de cancro, tem sido precisamente o tempo tardio de procura de ajuda médica, sendo que quando esta é solicitada, muitas vezes já o cancro se alastrou a outras partes do corpo.

Assim, neste artigo, saiba como proceder para auto-examinar e detectar alterações nos testículos. É um procedimento simples que pode salvar muitas vidas.

O auto-exame dos testículos:

A melhor altura para fazer este auto-exame é após o duche. A água quente relaxa as paredes musculares e promove a descida dos testículos na bolsa escrotal, o que facilita a sua palpação. Este auto-exame deve ser feito uma vez por mês.


O que procurar:

Em pé olhar-se no espelho, para observar se há alguma alteração de tamanho nos testículos – é normal um testículo ser ligeiramente maior e mais descido que o outro. Habituando-se a observar o seu corpo vai conhecê-lo bem e saberá quando há alguma alteração.


Colocar a mão em concha sob o escroto e avaliar se há alguma alteração;

Usando o polegar e segundo dedo pince cada um dos testículos, fazendo-os deslizar sob os dedos, de forma a detectar uma tumefacção ou alteração na forma de cada um dos testículos. Faça-o num testículo de cada vez.


Há um ligeiro nódulo que poderá sentir durante esta palpação, por trás do testículo. Este nódulo é o Epidídimo, um canal que é nódulado na zona testicular e que serve de passagem aos espermatozóides. Detectar se há uma dor ou desconforto ao palpar esta região.

Percorrer o epididímo ao longo do escroto para avaliar a presença de uma tumefacção ou outra alteração ao longo deste canal.

Notando qualquer alteração:
- Edema (inchaço);
- Dor;
- Tumefacção;
- Calor intenso;

Procure imediatamente uma consulta médica para ser observado e encaminhado adequadamente.

Agora, informado, olhe por si...

1 comentário:

Unknown disse...

eu qero saber se caregamento de peso causa to nostesticulos